Alimentando Nossa Cultura
Ministério da Cultura apresenta: Concurso Gastronômico "Alimentando nossa Cultura: Cozinha de Fusão e Afetividade"
REGULAMENTO

Regulamento – 1º concurso gastronômico

Alimentando nossa Cultura

Cozinha de fusão e afetividade

INSTITUTO CULTURAL QUATTRO, pessoa jurídica, estabelecida na Avenida Tapir Rocha 8500 / N2, Viamão – RS, inscrita no CNPJ sob o número 33 339 254/0001-98, como promotora, vem organizar o 1º concurso gastronômico Alimentando nossa cultura: cozinha de fusão e afetividade.

1. Do Objeto

1.1. Este concurso visa oportunizar a quaisquer interessados, residentes no Brasil, a possibilidade de participarem do concurso, apresentando receitas gastronômicas típicas de sua região.

1.2. O concurso tem abrangência nacional e está dividido por categorias.

1.3. Será selecionado apenas um projeto vencedor em cada categoria (região) mais a menção honrosa – 6 premiados no total –, sendo que cada um receberá um prêmio no valor de R$10.000,00 (dez mil reais).

1.4. Os vencedores de cada categoria e menção honrosa terão suas receitas, com fotos, divulgadas em um livro sobre CULTURA E GASTRONOMIA, além da divulgação em exposições, sites e redes sociais relacionados ao concurso.

1.5. O concurso tem caráter cultural, pois gerará conteúdo para a edição de um livro e a realização de exposições abertas ao público, com produtos notoriamente culturais que contam com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

2. Das Categorias do Concurso

2.1. Os projetos poderão ser inscritos de acordo com uma das cinco regiões do Brasil ou como menção honrosa em uma das três cidades do estado do Pará abaixo indicadas:

  • 2.1.1. Região Sul
  • 2.1.2. Região Sudeste
  • 2.1.3. Região Centro-Oeste
  • 2.1.4. Região Nordeste
  • 2.1.5. Região Norte
  • 2.1.6. Menção Honrosa/PA: Barcarena, Abaetetuba e Paragominas
  • 3. Das Inscrições

    3.1. As inscrições serão realizadas somente através do site www.alimentandonossacultura.com.br. Iniciam-se no dia 24 de julho de 2023 e seguem até às 23h59m do dia 31 de agosto de 2023.

  • 3.1.1. Não serão aceitas inscrições de projetos enviados por e-mail, correio, ou qualquer outro meio que não o site do canal oficial do Concurso;
  • 3.2. Não haverá qualquer tipo de cobrança de taxa de inscrição.

    3.3. Poderá se inscrever no 1º concurso gastronômico “Alimentando nossa cultura: cozinha de fusão e afetividade” qualquer pessoa que tenha interesse no tema, residente em território nacional.

    3.4. As inscrições das receitas devem, obrigatoriamente, atender três exigências:

  • 3.4.1. Escolher uma receita típica de alguma região do Brasil que deve ser especificada no cadastro da inscrição (o nome da receita original e a região de referência);
  • 3.4.2. Conter ao menos um ingrediente do Pará (no site encontra-se uma lista de referência);
  • 3.4.3. Utilizar ao menos um utensílio e/ou embalagem de alumínio durante o pré-preparo, preparo OU finalização da receita, o mesmo deve estar presente na foto de apresentação do prato.
  • 3.5. Os interessados deverão preencher a Ficha de Inscrição disponível no site www.alimentandonossacultura.com.br e enviar seus projetos conforme o formato indicado.

    3.6. Cada participante poderá inscrever até duas receitas no concurso.

    3.7. O autor e suas receitas inscritas deverão atender a todas as determinações estabelecidas neste Regulamento quanto à identificação do participante, os prazos determinados, formatos e materiais solicitados. O não atendimento das determinações poderá acarretar a desclassificação do projeto inscrito, a critério exclusivo da promotora.

    3.8. Não poderão se inscrever no concurso:

  • 3.8.1. Membros do Comitê Curador;
  • 3.8.2. Membros e parentes da Comissão de Jurados Especialistas;
  • 3.8.3. Funcionários dos patrocinadores da Quattro Projetos e Instituto Cultural Quattro;
  • 3.8.4. Funcionários do restaurante onde será feita a avaliação.
  • 4. Sobre o envio das receitas

    4.1. O(s) arquivo(s) deverão ser enviados no site, seguindo o formato abaixo:

  • 4.1.1. Inserir todos os ingredientes utilizados na receita, com suas respectivas medidas de quantidade (medida caseira identificada por utensílio - colher, xícara, copo - ou peso bruto) e modo de preparo detalhado, conforme orientações;
  • 4.1.2. Inserir até 5 fotos em formato PNG ou JPEG.(1 foto será obrigatória, as demais opcionais);
  • 4.1.3. Descrição em campo específico sobre o apelo sentimental da receita, quais lembranças ela traz.
  • 5. Dos Critérios de Avaliação e Seleção dos Projetos

    5.1. O processo de avaliação e seleção das receitas vencedoras acontecerá por etapas e seguirá critérios previamente estipulados, conforme descrição a seguir:

  • 5.1.1. Etapa 1 – Validação Cadastral
    1. 5.1.1.1. Serão analisadas as informações constantes na Ficha de Inscrição dos participantes, bem como a adequação dos projetos às exigências contidas no Regulamento. As receitas que cumprirem essas condições passarão para a próxima etapa.
  • 5.1.2. Etapa 2 – Pré-Avaliação das Receitas
    1. 5.1.2.1. Nesta primeira avaliação as receitas precisarão pontuar todos os critérios abaixo descritos para serem selecionadas para a 3ª etapa:
      1. a. Especificação da receita típica da região escolhida;
        b. Especificação do ingrediente típico do Pará utilizado na receita;
        c. Utensílio(s) de alumínio escolhido(s) para compor a receita;
        d. Indicação do prazo de execução da receita, não maior do que 12 (doze) horas;
        e. Foto da preparação finalizada que contenha a receita elaborada e o utensílio de alumínio utilizado associado à receita;
        f. Descrição com apelo afetivo referente a escolha de um dos 3 critérios: Receita típica da região e/ou ingrediente típico do Pará e/ou utensílio de alumínio utilizado;
        g. Receita descrita contendo as seguintes informações;
          Nome da preparação;
          Ingredientes;
          Medida Caseira E/OU Peso bruto (peso do alimento inteiro cru – em gr ou ml) de cada ingrediente;
          Todos os ingredientes devem apresentar pelo menos uma medida de referência;
          Rendimento total da receita (gr ou ml) - OPCIONAL;
          Técnicas/Modo de preparo com o máximo de detalhes (Especificar fases do pré-preparo com tempo e processos de temperatura definidos. Ex.: Deixar marinando por 3h; 40 minutos no forno pré-aquecido a 180°C; reservar em geladeira por 1h);
          Tempo de preparo total da receita deve ser, no máximo, de 12 horas. O mesmo deve ser especificado no modo de preparo..
  • 5.1.3. Etapa 3 – Avaliação criteriosa visual e descritiva das receitas
    1. 5.1.3.1. Nesta etapa será feita a avaliação detalhada de cada item da 2ª etapa, sendo selecionadas 3 receitas de cada região.
      1. a. Foto com apelo visual, harmonizando a montagem da preparação, disposição dos alimentos e escolha dos utensílios para decorar a apresentação final, contendo o utensílio específico de alumínio;
        b. Combinação harmônica dos ingredientes utilizados para a composição final da receita descrita;
        c. Funcionalidade das técnicas utilizadas;
        d. Praticidade do tempo de preparo para a elaboração completa da receita.
  • 5.1.4. Etapa 4 – Voto popular
    1. 5.1.4.1. As 3 receitas selecionadas de cada categoria, serão divulgadas em rede social – Instagram – para voto popular.
    1. 5.1.4.2. O prazo para votação será de 24 horas para cada categoria* (atualizado em 04/09/2023).
    1. 5.1.4.3. A receita, de cada categoria, que obtiver mais votos somará 1 ponto para avaliação da etapa 5.
  • 5.1.5. Etapa 5 – Avaliação final das Receitas
    1. 5.1.5.1. Nesta última etapa as 3 receitas selecionadas de cada categoria serão reproduzidas por cozinheiros profissionais coordenados por uma chef de cozinha renomada. Em seguida, serão submetidas à avaliação por comitê de jurados através da degustação e da análise sensorial.
    1. 5.1.5.2. O corpo de jurados será composto por 3 avaliadores, sendo 1 chef de cozinha paraense, 1 chef de cozinha de outra região, 1 crítico de gastronomia.
    1. 5.1.5.3. Serão avaliados pelo júri selecionado, na escala de 0 a 05 pontos, os requisitos abaixo, somando até 30 pontos por jurado, totalizando a avaliação máxima de 90 pontos:
      1. a. Odor / aroma;
        b. Apresentação / Aparência ;
        c. Sabor;
        d. Textura;
        e. Harmonização dos ingredientes utilizados;
        f. Criatividade.
    1. 5.1.5.4. A receita que obtiver mais votos na votação popular, conforme item 5.1.4, somará 01 (um) ponto à média na pontuação obtida junto aos jurados.
    1. 5.1.5.5. A receita vencedora de cada categoria (região) será aquela que obtiver a maior média.
    1. 5.1.5.6. Em caso de empate entre receitas concorrentes na mesma categoria (região), caberá ao Comitê de Jurados o desempate
    1. 5.1.5.7. A decisão do Comitê de Jurados será soberana, não cabendo impugnação ou recursos, por quaisquer vias.
    1. 5.1.5.8. Casos não previstos no Regulamento serão resolvidos pela promotora do concurso, sem possibilidade de contestação.
  • 6. Da Premiação

    6.1. Haverá apenas 01 (uma) receita vencedora por categoria (região) e uma de menção honrosa, escolhida a partir do processo de avaliação e seleção previamente apresentado.

    6.2. A receita vencedora de cada categoria (região) e menção honrosa receberá um troféu, um certificado de participação e um prêmio no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

    6.3. O vencedor de cada categoria (região) e menção honrosa será convidado a participar de um evento a ser realizado em local e data a serem definidos, sobre o qual serão comunicados com antecedência. Neste evento haverá a premiação, a abertura da exposição com as receitas vencedoras e o lançamento do livro.

  • 6.3.1. As despesas de passagem (ida e volta), hospedagem (duas diárias), deslocamento e alimentação serão pagos pela promotora do concurso para o autor, desde que resida em território nacional.
  • 6.4. Os projetos vencedores farão parte de um livro sobre CULTURA E GASTRONOMIA, portanto cedem à promotora os direitos de divulgação do projeto no livro.

  • 6.4.1. Aos vencedores fica estabelecido que deverão enviar suas receitas – imagens de alta resolução, quando solicitados, para a reprodução no livro.
  • 6.4.2. Os finalistas também serão responsáveis pela autorização do fotógrafo que eventualmente terá registrado suas receitas, para veiculação no livro.
  • 6.5. As receitas vencedoras também serão exibidas em uma exposição aberta à visitação do público em locais a serem definidos, com a identificação dos autores.

  • 6.5.1. As receitas vencedoras poderão ser exibidas em outros eventos, a critério da promotora, sem que isso seja motivo de pagamento extra pela promotora do concurso aos vencedores.
  • 7. Dos critérios de Desclassificação

    7.1. Serão eliminados e desclassificados do concurso: receitas em que seja constatado qualquer tipo de fraude, comprovada pelo Comitê de Seleção ou Comitê de Jurados, que não se enquadre em nenhuma das categorias definidas por esse Regulamento, ou que falte com alguma informação de inscrição estipulada anteriormente.

    8. Das Disposições gerais

    8.1. A inscrição e a participação neste concurso importarão na concordância e aceitação pelo participante de todas as cláusulas e condições do presente Regulamento

    8.2. O envio, pelo autor, da ficha de inscrição implicará na aceitação plena e expressa das condições aqui estabelecidas.

    8.3. Os casos omissos serão resolvidos pela promotora do Concurso.

    8.4. Este concurso tem caráter cultural e artístico, em conformidade com a Lei 5.768/71 e a portaria 422 de julho/2013, gerando conteúdo para a produção de um livro e uma exposição.

    8.5. A receita inscrita deverá ser de autoria exclusiva do inscrito, não podendo ser cópia ou adaptação de outros trabalhos já existentes e divulgados, sendo de inteira responsabilidade de quem o inscrever quaisquer consequências da não observação deste requisito.

    8.6. O participante assume, desde já, total e exclusiva responsabilidade a respeito de toda e qualquer eventual reivindicação de terceiros, que se sentirem prejudicados pela cessão de direitos do autor, na medida em que foram cedidos de forma livre e desembaraçada de todos e quaisquer ônus ou restrição, respondendo judicialmente caso necessário.

    8.7. As autorizações/cessões citadas anteriormente não implicam em qualquer obrigação de divulgação ou pagamento de qualquer quantia por parte da promotora, salvo as expressamente mencionadas.

    8.8. As receitas vencedoras de cada categoria servirão como referência para gravação do reality show “Chefs do Amanhã”, a ser realizado posteriormente.

    8.9. A participação neste concurso é voluntária e gratuita, não estando condicionada, em hipótese alguma, à sorte, ao pagamento de preço e/ou à compra de produtos ou uso de qualquer bem, direito ou serviço pelo participante, de acordo com o artigo 3º, inciso II, da Lei 5768/71 e com o artigo 30, do Decreto 70951/72.

    8.10. O(a) inscrito(a) declara ser o único titular dos direitos oriundos de propriedade intelectual sobre a receita apresentada, bem como de toda a documentação física e/ou eletrônica relacionada.

    8.11. Não serão aceitas receitas de drinks alcoólicos.

    8.12. O foro para dirimir questões relativas ao presente evento será o de Porto Alegre / RS, com exclusão de qualquer outro.

    Porto Alegre, junho de 2023.