Alimentando Nossa Cultura
Ministério da Cultura apresenta: Concurso Gastronômico "Alimentando nossa Cultura: Cozinha de Fusão e Afetividade"
JURADOS
Chef Dona Carmem Virgínia

A pernambucana Dona Carmem Virgínia é gastrônoma, pesquisadora, escritora e apresentadora de TV. Crescida nas cozinhas da família, com a avó merendeira de escola e tias cozinheiras de mão cheia, foi incentivada desde cedo a seguir no ofício. Dentro de sua religiosidade de matriz africana, fincou a base de seu trabalho e sua missão como cozinheira. Suas delícias mesclam a tradição e a técnica secular da culinária africana com o legítimo tempero brasileiro. Seu talento e carisma se confirmam nos mais de 300 mil seguidores nas redes sociais em uma base que não para de crescer. Hoje, divide-se entre as funções de jurada, fazendo parte do elenco do reality Cozinheiros em Ação, como apresentadora de seu próprio programa, Uma Senhora Panela - ambos do Canal GNT e disponíveis na Globoplay - e como chef à frente de seu restaurante, o Altar Cozinha Ancestral, com unidades no Recife, no bairro de Santo Amaro, e em São Paulo, no bairro da Vila Madalena.

Chef Léo Modesto

O paraense Léo Modesto, nascido na comunidade de Itajubá, município de Curuçá, nordeste do estado, é cozinheiro profissional pelo SENAC PA, gastrônomo pela Universidade da Amazônia, chef de cozinha, pesquisador e consultor. Filho de agricultores, aprendeu a cozinhar ainda criança com a mãe e começou a trabalhar em restaurantes aos 18 anos, após se mudar para a capital, Belém, onde lapidou a base de seu trabalho: a cozinha amazônica de raiz, que é reverenciada por ele em seu projeto, o MANIUA Cozinha, onde é Personal Chef e realiza eventos, consultorias, cursos e workshops. Pesquisando, plantando e cozinhando, criou o projeto de agricultura familiar “Sítio Mearim", que leva o nome do sítio de sua família, e onde desenvolve produtos com ingredientes amazônicos com foco na produção de mandioca e derivados. Como consultor, trabalha também com o Sebrae/PA, em diversos empreendimentos e eventos gastronômicos pelo estado e no projeto, Rango de Feira - do qual também é idealizador e embaixador- em prol da valorização da cultura alimentar e gastronômica das feiras e mercados de Belém. Vencedor dos concursos gastronômicos “Ver-o-peso” da Cozinha paraense (2015) e Enchef PA (2016), foi finalista no Concurso Bocuse d’Or, considerado a “Copa do Mundo da Gastronomia”, criado pelo lendário chef Paul Bocuse, na seletiva regional brasileira de 2016, sendo o único representante da Região Norte. Tornou-se conhecido do grande público ao participar da terceira temporada do reality gastronômico da rede Globo Mestre do Sabor 2021.

Rosa Moraes

A paulistana Rosa Moraes é pós-graduada em gastronomia, educadora e jornalista. Presidente para o Brasil do The World’s 50 Best Restaurants, considerado o “Oscar” da gastronomia, e do Latin America’s 50 Best Restaurants, é também Embaixadora de turismo e hospitalidade da Ânima Educação, um ecossistema de polos educacionais com mais de 18 instituições de ensino superior espalhadas pelo Brasil. Foi a criadora do primeiro curso de gastronomia de ensino superior do Brasil, na Universidade Anhembi Morumbi, em 1999, que abriu portas para a profissionalização de chefs e restaurantes no país, entendendo posteriormente suas atividades para outras instituições, como IBMR (Rio de Janeiro, RJ), UNIFACS (Salvador, BA), UNP (Natal e Mossoró, RN), Uniritter (Porto Alegre, RS); FPB (João Pessoa, PB) e UNIFG (Jaboatão dos Guararapes, PE), tornando-se assim, uma espécie de mentora de diversos chefs que estão revolucionando a cozinha brasileira e ganhando o mundo.

Apaixonada pelo que faz, é uma das principais apoiadoras do projeto social Gastromotiva, que promove a transformação social por meio da gastronomia. Sua expertise também pode ser vista nas aparições como jurada do Iron Chef Brasil, reality gastronômico que ganhou uma versão nacional na Netflix em 2022, e em sua deliciosa coluna de lifestyle na revista Vogue Brasil, onde escreve sobre suas descobertas em viagens pelo Brasil e pelo mundo.