Alimentando Nossa Cultura
Ministério da Cultura apresenta: Concurso Gastronômico "Alimentando nossa Cultura: Cozinha de Fusão e Afetividade"
Galeria de Imagens

No dia 21 de setembro de 2023, realizamos a avaliação das 18 receitas finalistas pelo júri gastronômico. O evento, aconteceu em uma ampla cozinha locada na zona sul de São Paulo, contando com uma equipe muito diversificada de 20 pessoas. Na cozinha, nossas 2 chefs paraenses Jussara Lunas e Cindy Nogueira lideravam o time gastronômico pautando cada ponto dos preparos, assessoradas por Marina Cabral.

Cada detalhe deste grande dia foi estrategicamente pensado para que Rosa Moraes, Leonardo Modesto e Dona Carmem Virgínia pudessem avaliar, conhecer e saborear os pratos da melhor forma possível. Neste dia, pudemos observar a riqueza da troca de experiências culturais e gastronômicas envolvidas em cada uma das preparações, que causavam as mais diversas reações no corpo de jurados, que fazia observações e comentários baseados em suas experiências e conhecimentos regionais na arte de cozinhar, saborear e celebrar a riqueza dos aromas e temperos brasileiros.

O alumínio esteve presente todo o tempo dando ainda mais leveza, beleza e brilho às preparações. Isso é a nossa cultura, isso é a cozinha de fusão e afetividade.